S-10 Forum banner

Informações do Supercharger Vortech, Instruções, CARB EO

4.7K views 83 replies 9 participants last post by  AnnDee4444  
#1 · (Edited)
Em anexo estão dois conjuntos de instruções para o supercharger Vortech que estava disponível para um 4.3 S-10/Sonoma/Jimmy/Blazer de 1996-2003 (publicado em 1999 e 2001/2003).

Especificações:

• Adiciona 73 HP (para um total reivindicado de 243 HP, então eles estão usando 170 HP como padrão) e 64 lb.ft. de torque

• Peso 66,00 libras

• Supercharger V-2 SQ S-Trim, 8 PSIG

• Serve em motores de até 680 cavalos de potência

• Fluxo de ar máximo: 1.000 CFM

• Pressão máxima de impulso: 20 PSI

• Velocidade máxima absoluta do impulsor: 50.000 RPM

• Eficiência adiabática: 72%

• Design "Super Silencioso"

• 8,75" de largura, 9,44" de altura, 5,52" de profundidade (sem incluir o eixo de entrada)

Kits (preços de 2006)

• $4.085,95 P/N 4GD218-050SQ Satin (kit completo)

• $4.303,95 P/N 4GD218-058SQ Polido (kit completo)

• P/N 3GD218-050 Kit de base Satin (sem supercharger ou eletrônicos)

• P/N 3GD218-058 Kit de base Polido (sem supercharger ou eletrônicos)

Números CARB EO da Califórnia (podem ser pesquisados aqui):

• D-213-16 ou D-213-17 (1996-1998)

• D-213-19 (1999-2003)
Image

Image

Image

Image

Image

Attachments

#2 · (Edited)
Image
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

#3 ·
Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

#4 · (Edited)
Diagrama da correia serpentina em comparação com a original. Interessante como o alternador & direção hidráulica acabam com mais envolvimento da correia. Tive que realocar minha polia tensora para mais envolvimento da correia ao usar um alternador maior com polias de sub-tração.

Vortech:
Image

Original:
Image

#5 ·
Diagrama da correia serpentina em comparação com a original. Interessante como o alternador e a direção hidráulica acabam com mais envolvimento da correia. Tive que realocar minha polia tensora para mais envolvimento da correia ao usar um alternador maior com polias de sub-tração.

Vortech:
View attachment 396208

Original:

View attachment 396209
Pelos diagramas, parece que a polia da bomba da direção hidráulica tem mais envolvimento da correia na configuração original da correia do que na configuração Vortech, ou estou perdendo alguma coisa?

#7 ·
Pelo que li, 1 lb/min de fluxo de massa equivale a aproximadamente 10 cavalos de potência. A 8 PSI de pressão (1,54 bar) e os 243 HP reivindicados pela Vortech, acho que o supercharger está muito fora de sua ilha de eficiência (ponto azul mostrado abaixo). Espero que este seja o mapa correto.

No entanto, de acordo com as instruções, a polia do supercharger tem 3,125" de diâmetro. Terei que encontrar minha polia de virabrequim OEM para confirmar, mas pelo que posso encontrar online, ela deve ter cerca de 8" de diâmetro. Isso significa um aumento de 2,56x das polias e um aumento de 3,61x da engrenagem interna do supercharger, para uma velocidade do supercharger de 9,24x em relação à rotação do motor. Isso significa que a 5.600 RPM do motor, o supercharger estaria girando a 51.723 RPM... acima de seu máximo de 50.000 RPM. Algo está errado nesses cálculos.

#9 ·
São fotos da sua carrinha? Se sim, livre-se das porcas de fio. E mantenha-nos atualizados sobre a instalação!
Não, não é minha. Eu só comprei o chapéu no eBay e não tenho nenhuma outra peça. Se eu conseguir um supercharger com CARB D-213-19 carimbado nele, tentarei completar minha versão do kit.

Se alguém tiver outras peças deste kit que gostaria de vender, eu estaria interessado em comprar.

#10 ·
Eu não me preocuparia em girar essa unidade principal um pouco acima da velocidade máxima indicada. Ele possui rolamentos alimentados a óleo para controlar o acúmulo de calor e só verá essa rotação por um instante entre as mudanças de marcha. Foram os Powerdynes e Wynjammers que foram problemáticos nesse aspecto.

IIRC, a maioria estava vendo na faixa de 225 rwhp com este kit, o que seria um pouco mais do que 243 hp no virabrequim. Tudo se resumia ao combustível, no entanto - ele era suportado por um FMU, o que era questionável. Com um escapamento decente, um intercooler ou metanol, e os injetores adequados disponíveis agora, deve ser bastante simples obter mais de 200 rwhp através de um automático.

#11 ·
Eu não me preocuparia em girar essa unidade de cabeça um pouco acima da velocidade máxima declarada. Ele tem rolamentos alimentados a óleo para controlar o acúmulo de calor e só verá essa rotação por um instante entre as mudanças. Foram os Powerdynes e Wynjammers que foram problemáticos a esse respeito.

IIRC, a maioria estava vendo na faixa de 225 cv nas rodas com este kit, o que seria um pouco mais do que 243 cv no virabrequim. Tudo se resumia ao combustível, no entanto - ele era suportado por um FMU, o que era questionável. Com um escapamento decente, um intercooler ou metanol e os injetores adequados disponíveis agora, deve ser bastante simples obter mais de 200 cv nas rodas por meio de uma transmissão automática.
Se eu puder adquirir o suficiente de um "kit" para tentar uma instalação, definitivamente não usarei o FMU ou a caixa controladora de ignição. Tenho considerado uma admissão marítima, pois o custo do injetor AUS parece bastante alto para algo que ainda pode ser potencialmente limitante no futuro (como 300+ HP em E85). No entanto, meu maior problema é que tudo isso deve parecer legal para a CARB... e os injetores AUS definitivamente parecem originais (assim como a admissão marítima, mas há uma pequena chance de que ela seja notada por um árbitro familiarizado com 4.3s).

Outro problema da CARB são os números estampados na placa de identificação do supercharger. Posso encontrar o supercharger correto de outro kit, mas ele precisa ser exatamente D-213-19 (portanto, de um LS1/6 C5, F-body ou até um caminhão 03). Ou parece que você pode obter um novo supercharger com o espaço em branco CARB EO... e carimbar o seu próprio. Se eu fizer isso, será com um V-3 para não ter que bater no cárter de óleo. Tudo o que ele precisa fazer é parecer que eu tenho um kit Vortech. Acho que o CARB EO # e o chapéu do corpo de borboleta devem ser suficientes para convencer qualquer técnico de smog.

A montagem do supercharger é outro problema. Encontrar o suporte Vortech correto provavelmente não é uma possibilidade realista, mas encontrei um que é montado no mesmo local que o da Vortech. Não tenho ideia se é o local exato, então provavelmente exigirá modificações. Existem outros suportes Vortech small-block Chevy para o lado do motorista, mas não tenho certeza se quero começar a mover o A/C e a bomba da direção hidráulica. Eu me pergunto se há espaço suficiente para montá-lo invertido e na frente do motor se eu for com ventiladores elétricos...

#12 ·
Você pode obter aranhas de injetores AUS que fluem mais de 36 lb/h. Eu estava mirando em 42 lb/h para suportar ~300 rwhp quando estava montando minha construção turbo, mas eles as ofereciam ainda maiores do que isso.

Eu acho que o suporte Vortec SBC posterior deve ser o mesmo que o suporte S10. Isso foi muito discutido na época, mas não tenho certeza se alguém já confirmou isso.

#13 · (Edited)
Eu acho que o suporte Vortec SBC do modelo posterior deve ser o mesmo que o suporte S10. Isso foi muito discutido na época, mas não tenho certeza se alguém já confirmou.
Parece que é o kit 4GM218-050SQ para o 5.7 de 1996-2000. De acordo com o manual de instalação, ambos têm o mesmo suporte de montagem (4GM011-021) e placa de montagem (4GM010-033). Porra, você acabou de dobrar minhas chances de encontrar o suporte Vortech (y)

Edição: manual 5.7 anexado

Attachments

#15 ·
Dimensões Vortech V-1, V-2, V-3, (V-4, V-7?) para referência futura. Um arquivo CAD bruto baseado nessas dimensões está anexado, mas este fórum só permitirá que formatos de arquivo específicos sejam anexados (exclua o .pdf após o download)
Image

Attachments

#16 · (Edited)
O comprimento da correia parece ser 102" para o 4.3 e 112" para o 5.7. Isso coincide com os três últimos dígitos dos números de peça da correia Vortech: 2A046-102 & 2A046-112.

A diferença nos comprimentos é de uma polia tensora adicional no 5.7. Terei que verificar se isso também funcionará no 4.3, mas parece que o suporte de montagem está presente no suporte do A/C. Aqui estão os diagramas das instruções de instalação:

Image
Image

A polia tensora adicional não está presente na foto publicitária, o que me faz pensar que foi adicionada em uma data posterior para corrigir o enrolamento da correia da direção hidráulica. Além disso, eles realmente economizaram na reutilização do chapéu superior OEM para o 5.7

Image

#17 ·
A polia do supercharger no 4.3 tem 3,125" (2A036-312) e é listada em 8 PSI, mas a polia no 5.7 tem 3,6" (2A036-361) e deve ter 6-7 PSIG.

#20 ·
A polia do supercharger no 4.3 é 3,125" (2A036-312) e listada em 8 PSI, mas a polia no 5.7 é 3,6" (2A036-361) e deveria ser 6-7 PSIG.
Olhando para esses números novamente, o aumento de torque maior (por deslocamento) do 4.3 em relação ao 5.7 faz sentido com a polia menor e o aumento de pressão mais alto. Mas o aumento de HP menor me faz pensar que o 4.3 realmente não gosta de girar tão facilmente quanto o 5.7 Vortec. A admissão é do mesmo design, e eu esperaria que o corpo de borboleta do mesmo tamanho tivesse um desempenho melhor no motor menor. Os coletores de escape originais ruins também devem ser melhores com menos deslocamento. Mas pelo que posso dizer, o 5.7 tem escapamento duplo...

AplicaçãoAumento de HP[/TD>
[TD]Aumento de torque[/TD>
[TD]Aumento de HP / Cilindrada[/TD>
[TD]Aumento de torque / Cilindrada[/TD>
5.7 com Vortech @ 6-7 PSI[/TD>
[TD]109[/TD>
[TD]75[/TD>
[TD]19.1[/TD>
[TD]13.2[/TD>
4.3 com Vortech @ 8 PSI[/TD>
[TD]73[/TD>
[TD]64[/TD>
[TD]17.0[/TD>
[TD]14.9[/TD>
[TD]
[TD]
[TD]

FWIW: o meu será estrangulado pelo Y-pipe compatível com CARB da Magnaflow (OMG, ficou tão caro nos últimos anos). Algumas fotos aqui: https://www.s10forum.com/threads/magnaflow-y-pipe-12-years-later.855396/

#18 ·
Legal que você encontrou isso tão rápido! Eu usei um Powerdyne antigamente e sempre quis ter esperado por um Vortech ou pelo cobiçado kit Mach Performance Procharger. Costumava haver um membro aqui (98SS) usando um Vortech em um motor preparado que produzia muita potência.

#19 ·
Legal que você encontrou isso tão rápido! Eu usei um Powerdyne na época e sempre quis ter esperado por um Vortech ou pelo cobiçado kit Mach Performance Procharger. Costumava haver um membro aqui (98SS) usando um Vortech em um motor preparado que gerava muita potência.
Foi realmente um processo de eliminação para decidir sobre o Vortech. Eu preciso de todas as modificações visíveis com um número CARB EO para registrar minha picape, e a Vortech é a única empresa que tinha um para 2003. Tecnicamente precisa ser o kit completo, mas eu duvido muito que qualquer técnico de inspeção veicular seja capaz de determinar o que um kit completo consiste, e se alguma coisa, uma boa afinação do PCM resultará em muito menos poluição do que uma caixa de retardo de ignição FMU/de qualquer maneira.

Eu realmente quero fazer um LS swap há quase 20 anos mas finalmente percebi que fazê-lo legalmente significaria escolher UM motor (V8 Colorado), e eu precisaria usar um PCM 100% original e, portanto, provavelmente também a transmissão. Todos os outros motores baseados em LS não estão na mesma "categoria" de veículo (carros ou GVWR acima de 6.000 libras). Mas como o banco de dados deles está faltando todas as somas de verificação antes de ~2008, meu 4.3 de 2003 pode ter qualquer afinação que eu quiser, só precisa passar nas verificações regulares de emissões, onde eles inspecionam os números CARB EO, monitores de prontidão e outras coisas visuais (mas não o teste de cheiro).

Então, 300 HP Colorado LH8 com 4L60 e todas as complicações legais de uma troca de motor? Ou 4.3 com supercharger, came, coletores, afinação, T56, etc.?

#21 · (Edited)
De acordo com o Google, um 5.7 Vortec tem 250-255 HP com 330-335 lb.ft de torque. Isso coloca um 5.7 Vortec superalimentado Vortech em torno de 360 HP e 405 lb.ft de torque. E 6-7 PSI = 1,41-1,48 bar. Plotando isso no mesmo mapa do compressor de antes, o 5.7 está praticamente no pico de eficiência do compressor. O 4.3 é de esta postagem.

#25 ·
Acho que quero levar para outra pessoa ajustar um pouco.

Eles disseram que eu tenho combustível suficiente nos injetores. Estou pensando em uma polia menor ou intercooler em algum lugar.

Este kit faz a diferença, mas acho que minha transmissão precisa de uma revisão para realmente ver a diferença. Está escorregando um pouco ou o conversor de torque não está mais bom.

#26 ·
Eu acho que quero levar para outra pessoa para ajustar um pouco.

Eles disseram que eu tenho combustível suficiente nos injetores. Estou pensando em uma polia menor ou intercooler em algum lugar.

Este kit faz a diferença, mas acho que minha transmissão precisa de uma revisão para realmente ver a diferença. Está escorregando um pouco ou o conversor de torque não está mais bom.
Você tem alguma peça não utilizada deste kit? E você estaria interessado em vender a placa de identificação (se tiver D-213-19)?

#27 ·
232 rwhp é sólido - bom caminhão. Um intercooler definitivamente ajudará e eles são muito baratos e fáceis de montar com kits de tubulação do Ebay. A injeção de água/metanol ajudará tanto e é mais fácil de embalar. Você pode rodar mais boost com uma carga de admissão mais fria e gerar muito mais potência.

Eu acabei de rodar o meu conectado ao tanque de fluido do limpador de para-brisa com fluido de limpador de inverno. Isso tem a mistura certa de água e MeOH. Um interruptor de referência de boost é bom para uma aplicação básica como esta. Eu tinha o meu acionado pelo MAF porque era assim que o kit usado que eu comprei funcionava, mas era muito complicado.

Como bônus, a água/metanol manterá suas câmaras de combustão perfeitamente limpas - eu tive que remover meu coletor de admissão para trocar o regulador de pressão de combustível uma vez e estava impecável em comparação com o motor aspirado que eu tinha.

#29 ·
232 cv às rodas é sólido - bom camião. Um intercooler certamente ajudará e eles são bastante baratos e fáceis de montar com kits de tubos Ebay. A injeção de água/metanol ajudará tanto e é mais fácil de embalar. Você pode usar mais pressão com uma carga de admissão mais fria e gerar muito mais potência.

Eu simplesmente usei o meu ligado ao reservatório do líquido do limpa-vidros com líquido do limpa-vidros de inverno. Isso tem a mistura certa de água e MeOH. Um interruptor de referência de pressão é bom para uma aplicação básica como esta. Eu tinha o meu acionado pelo MAF porque era assim que o kit usado que comprei funcionava, mas era excessivamente complicado.

Como bônus, a água/metanol manterá suas câmaras de combustão perfeitamente limpas - eu tive que puxar o coletor de admissão para trocar o regulador de pressão de combustível uma vez e estava impecável em comparação com o motor aspirado que eu fiz.
Obrigado Mule! interessante, você tem um tutorial sobre o seu kit de metanol? Eu pesquisei no site, mas tudo o que vi foi comprar os kits de neve.

#31 ·
Vou encontrar algumas informações sobre os kits de metanfetamina e postá-las. Qualquer kit de referência de impulso funcionaria. Usei um kit universal Snow Performance com um controlador projetado especificamente para funcionar com um MAF baseado em frequência da GM. No entanto, era excessivamente complicado para a aplicação. Havia uma marca chamada Devils Own que fazia kits mais baratos que alguns caras da série S também usavam. Eu instalei o meu para que injetasse antes do sensor IAT para combinar adequadamente a temperatura do ar de admissão com a temperatura real do ar de carga. Não tenho certeza se o instalaria na tampa de admissão assim.

#32 ·
#33 ·
Você precisa do coletor de admissão V6 apropriado para um Whipple ou qualquer compressor de deslocamento positivo. Eu tinha um coletor personalizado para um Eaton em um determinado momento, mas nunca encontrei tempo para montar o resto.

#34 ·
Eu me pergunto se algo assim restringiria o fluxo de ar mais do que você ganharia com temperaturas de admissão mais frias. Obviamente, não é o formato certo para um 4.3

#35 ·
Havia um membro aqui há muitos anos com um Blazer 4WD (acho) que havia modificado o chapéu de admissão Vortech para aceitar um intercooler líquido/ar. Acho que seria um benefício líquido. Ainda gosto da injeção de água/metanol pela simplicidade e eficácia.

#36 ·
#38 ·
Algumas coisas que eu só quero salvar aqui...

De MotorTrend em 19 de outubro de 2002 https://www.motortrend.com/reviews/163-0212-2002-chevrolet-s-10-blazer/
Fotos terríveis de 2002 com algumas faltando, mas mostra uma opção de roteamento do intercooler. Parece que a carcaça do supercharger está orientada de forma que a saída fique sob as linhas do ar condicionado. Isso provavelmente só é possível com uma carcaça de saída reta em vez da saída curva do kit. Quem sabe o que mais foi realocado.

Image

Este é de um turbo 2.2, mas achei o posicionamento do intercooler interessante. Não tenho certeza de quão eficaz seria horizontalmente, mas provavelmente melhor do que nada.

Image

O kit da CXRacing é muito grande/invasivo para mim, mas o ângulo parece melhor. Além disso, suas fotos mostram que a posição original do radiador com ventiladores elétricos abre muito espaço para tubulação atrás do radiador. Kit de coletor de turbo + intercooler para Chevrolet S10 Truck 4.3L Vortec 94-04

Image

Image

Image

#79 ·
Algumas coisas que eu só quero salvar aqui...

Da MotorTrend em 19 de outubro de 2002 https://www.motortrend.com/reviews/163-0212-2002-chevrolet-s-10-blazer/
Fotos terríveis de 2002 com algumas faltando, mas mostra uma opção de roteamento do intercooler. Parece que a carcaça do supercharger está orientada de forma que a saída fique sob as linhas do ar condicionado. Isso provavelmente só é possível com uma carcaça de saída reta em vez da saída curva do kit. Quem sabe o que mais foi realocado.

View attachment 398186
Encontrei uma foto melhor da configuração acima em https://azautomasters.com/schargers.htm. Parece que o compressor está orientado com a saída apontando para baixo.

Image

Também encontrei esta configuração bem detalhada para inspiração.

Image

#39 ·
A montagem da Paxton para o Vortec 5000/5700 V8 pode ser uma opção para um 4.3 com realocação da bateria e ventoinhas elétricas (provavelmente mais). Não compatível com CARB em um 4.3 com a unidade principal Paxton, mas acho que o Vortech seria montado no suporte.

#40 · (Edited)
Intercooler ar-líquido Syclone/Typhoon. Eu realmente gosto de como eles são compactos e sua localização em relação ao Vortech. Obviamente, muito trabalho de fabricação é necessário para fazer isso funcionar com uma admissão 4.3 mais nova ou o top-hat Vortech.

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Image

Não tenho certeza se isso funcionará em caminhões 2WD.

#74 ·
Encontrei algumas fotos do intercooler do caminhão. Parece que os suportes de montagem da barra estabilizadora também são como isso é montado. Eu me lembro que as barras estabilizadoras 4x4 são diferentes e possivelmente têm pontos de montagem diferentes.

Image

Image

Image

Image

#41 ·
Gosto que alguém ainda esteja interessado em 4.3 sobrealimentados - continuem a enviar informações para que não se percam!

Haverá muitos intercoolers ar-líquido compactos do mercado de reposição disponíveis que funcionariam melhor com o chapéu de admissão Vortech.

As configurações ar-ar são bastante simples e já foram feitas muitas vezes. É muito fácil encaixar um intercooler em frente ao radiador e há espaço ao lado dos faróis para passar a tubulação de carga. Eu não faria o estilo CX racing abaixo do para-choque quando é tão fácil colocá-lo em frente ao radiador.